sábado, 12 de outubro de 2013

Bonecas de nó africanas... Na África as crianças confeccionam suas próprias bonecas para brincarem além de ser muito divertido. Otima idéia para a sala de aula


Na sala de aula existe um leque de atividades para se trabalhar a africanidade como por exemplo : comidas afro descendentes, produzir bonecas de pano fáceis de ser feito na própria sala de aula pelo aluno, trabalhar pinturas na pele, mascaras. Não deixando de antes de qualquer atividade trabalhar o tema.


                             Comidas afro descendentes

                                 Bonecas africanas feitas de nó







Livro"O menino marrom"


Boneca Africana de Pano



Desfile "meninas africanas"


Quadros tema "África"


Livro Infantil para se trabalhar a diversidade
"Menina Bonita do Laço de Fita"


" Brasil país do povo Negro"


"O mundo miscigenado"

"África de todas as cores"



teatro" PEPA" objetivando o fim do preconceito , do racismo e aceitação de si e do outro

Cemei "Sonia Lenita. G. T. Câmara"


"Projeto Africanidade"





Ninguém nasce racista










Filme para se trabalhar na sala de aula discutindo as diversidades..


Africa dentro das escolas..Projeto de Teatro "PEPA" trabalhando a aceitação das diferenças...










Ninguém nasce racista...

Africanidade temos que nos reconhecer enquanto país da pele negra que somos...

terça-feira, 1 de outubro de 2013

 Africa além da fome e da miséria, um país de muita beleza

O blog elaborado terá como tema a Africanidade, que serão abordadas as questões da África sua cultura, as questões afro-descendentes e as influências das culturas para o Brasil. A faixa etária de interesse a ser atingido focará o ensino fundamental dos anos iniciais até o quinto ano.  Trabalhará na interdisciplinaridade possibilitando ampliar o campo da aprendizagem trazendo para os debates as questões religiosas, a capoeira os alimentos e sua contribuição para a cultura brasileira. Palavras africanas que são utilizadas no nosso país. O blog terá artigos, vídeos, pesquisas sobre locais que realmente tem aplicabilidade da lei 10639/2003, autores que falam sobre o assunto. Abrir discussões sobre a aplicabilidade ou não da lei no cotidiano da escola. Discutir sobre a formação de educadores para aplicar a lei. Também estarão presente espaços de atividades pedagógicas, artísticas, propostas de como trabalhar o tema racismo dentro das escolas. Artigos que possibilitam refletir sobre os conflitos das diversidades, sempre focado na igualdade racial. Artes visuais trabalhando e produzindo mascaras africanas, vestimentas, bonecas de panos. Pesquisa de uma  “outra” África que não conhecemos, que não é só fome nem miséria. Proposta de teatros com temas direcionados as culturas e ao racismo tão presente no dia-a-dia.